HISTÓRICO DO GRUPO

Las Brujas constitui-se como uma cia de teatro e artes integradas, dentre suas atividades estão: teatro, Yoga, expressão corporal, produção, artes visuais e muito mais. A coordenação se dá pelas produtoras, professoras e artistas Angela Cagliari e Lolita Goldschmidt e conta com a colaboração de muitos outros artistas de diferentes áreas.
Fundada em 2011 a Cia teve como sua primeira montagem o espetáculo de teatro infantil A Menina do Cabelo Vermelho, que foi pensado e discutido durante dois anos e contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. O referido Projeto traduz a busca da Cia pela diversidade, tanto de linguagens, quanto cultural, pois abordar na temática do texto a questão das diferenças sócio culturais existentes no mundo e contempla em sua montagem uma integração de linguagens artísticas. O referido projeto aposta também nos recursos de acessibilidade da audiodescrição e libras para contemplar diversos públicos.
Em 2013, após a estreia de A Menina do Cabelo Vermelho, a Las Brujas foi convidada para criar as Performances de Natal da Exposição “A História do Natal” promovida pelo Santander Cultural de Porto Alegre. Em 2014, a Cia renovou essa oportunidade e levou dessa vez o formato “Teatro de Bolso” com audiodescrição e libras para dialogar com a Exposição realizando seu primeiro experimento no campo do teatro de rua.
No ano de 2014, as Brujas desmembram a adaptação do livro A Menina do Cabelo Vermelho em mais 03 formatos: Contação de Histórias TeatralizadaAula de Culinária Encenada e fazem sua primeira Estreia Internacional com o espetáculo Filó de Bolso  no formato “Teatro de Bolso” no INCLUDIT – Conferência Internacional para Inclusão realizada na cidade de Leiria, Portugal. Idealizado por Lolita Goldschmidt e contanto com a parceria da antiga Tagarellas audiodescrição, neste mesmo ano foi criado o Grupo de Pesquisa de Linguagem Cênica Acessível onde passaram a se reunir com outros artistas selecionados através de uma audição para investigar possibilidades e potenciais artísticos de recursos de acessibilidade (principalmente da audiodescrição) na criação de espetáculos teatrais. A Cia Segue investigando formas de contemplar uma plateia diversa, onde pessoas com e sem deficiência possam desfrutar ao mesmo tempo de uma obra de arte, quebrando qualquer tipo de segregação e explorando muitas formas de comunicação possíveis através dos diversos sentidos do ser humano. A pesquisa contou também com o apoio da Ovni acessibilidade universal no ano seguinte. 
Contempladas pelo Projeto Petrobrás Distribuidora de Cultura com a circulação do infantil “A Menina do Cabelo Vermelho” com AD aberta e LIBRAS, a Las Brujas prepara-se para alçar voos ainda mais altos e em 2016 levará Pedagogia e Acessibilidade para muito mais lugares.
Esta é uma companhia feita de sonhos, diários, cartões postais e muita parceria.